Sistema automatiza operação em mina subterrânea
Cat Command é utilizado na AngloGold Ashanti, que tem duas máquinas em fase de comissionamento
As condições de trabalho em minas subterrâneas são desafiadoras e arriscadas. Um dos pontos mais críticos que os mineradores enfrentam é o condicionamento do ar no ambiente, já que é necessário um controle de poeira produzida e emissão de gases poluentes. Além dos riscos de desmoronamentos potenciais no acesso do minério abaixo da superfície.
Com o avanço das tecnologias, as condições de trabalho encontradas atualmente são superiores às oferecidas no passado. Hoje, muitas corporações investem em ferramentas que aumentam a segurança do trabalhador. Exemplo disso é a AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do mundo, com operações em mais de 11 países, incluindo o Brasil, com atuação nos Estados de Minas Gerais e Goiás, que recentemente implementou o Cat Command.
O sistema, comercializado pela Sotreq, empresa com mais de 70 anos no mercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat® no Brasil, permite a operação do equipamento de forma remota. Para isso, uma combinação de computadores de bordo, câmeras, lasers e softwares permitem que o sistema oriente autonomamente durante o transporte, proporcionando uma operação segura e produtiva.
“A AngloGold Ashanti é nosso parceiro há alguns anos e quando nos procurou estava com a proposta de que seus equipamentos trabalhassem de forma autônoma, garantindo melhor produtividade do trabalho e, principalmente, maior segurança ao operador”, descreve Reylson Procópio Lage, gerente de Suporte ao Produto da Sotreq.
Aquisição
A mineradora conheceu o sistema em 2013, mas somente no final de 2015 fez a aquisição. Atualmente, o Cat Command encontra-se em fase de comissionamento em duas máquinas. “A Anglo começou a empregar a ferramenta nos equipamentos em agosto. No momento, estamos em fase de comissionamento que é o treinamento e operação das máquinas. Futuramente, a organização pretende programar em todas a sua frota”, afirma.
Treinamento
De acordo com Lage, para que os equipamentos sejam operados com eficiência, os operadores de máquinas passam por treinamentos dentro da própria Sotreq e, posteriormente, no campo de atuação da companhia. Para isso, dois engenheiros da Sotreq, Francisco Neto e Guilherme Goulart, juntamente com a Caterpillar, conduziram a instalação, treinamento e comissionamento do equipamento no cliente.
A importância do treinamento está também no gerenciamento de mudança de cultura da operação convencional para a remota. “Por duas semanas os operadores de superfície receberam orientações teóricas e práticas com duração de 24 horas. Já os operadores de subsolo receberam treinamento de 16 horas. A Sotreq juntamente com a Caterpillar, durante esse período, prestou todo o suporte à mineradora, orientando sobre as melhores práticas”, diz ele.
Além do processo de treinamento, a empresa precisou realizar algumas adaptações na infraestrutura da mina, como sensoriamento, monitoramento por câmeras, controle de movimentação de pessoas e instalação de placas com advertências de segurança a fim de garantir total proteção aos profissionais.
Para Lage, o Cat Command é uma das melhores maneiras de proteger os trabalhadores de minas, já que eles trabalham de uma estação remota, garantindo segurança e ergonomia na condução das máquinas, além de aumento de produtividade. “Além do suporte da Sotreq, a linha de produtos Cat Minestar é única e possui um portfólio abrangente atendendo diferentes necessidades dos clientes, promovendo ganho em segurança e produção, integrando os sistemas com o equipamento Caterpillar”, conclui.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias